terça-feira, 11 de maio de 2010

Novo São Lucas ganha heliponto


Para dar continuidade as obras do hospital São Lucas, teve início nesta segunda-feira (10) a primeira etapa de desocupação do hospital. A previsão é de que até esta terça-feira (11) 40 pacientes clínicos sejam transferidos para o novo Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica.


A primeira paciente a ser transferida foi a dona de casa, Tereza Cristina Santos Ferreira. Para ela a expectativa é de apenas melhorar a saúde pública. "Espero um atendimento até melhor. E sendo próximo ao meu bairro vai ficar mais fácil o acesso dos familiares".

O novo hospital Estadual tem 50 leitos para saúde mental de curta permanência, 13 leitos para observação de unidade e atenção à saúde mental e mais 40 leitos distribuídos em quatro enfermarias, que serão ocupados pelos pacientes transferidos.

A primeira parte das obras do hospital São Lucas só deve ser entregue no final do ano. O hospital vai duplicar de tamanho. Atualmente o prédio tem 7,4 mil e passará a ter aproximadamente 15 mil metros quadrados.

Pisos de granito, paredes de cerâmica, salas para leitos únicos e até um heliponto são as novidades do novo prédio que terá ligação ao atual hospital. No projeto as unidades de saúde serão separadas por pavimentos. O novo hospital é uma tentativa de melhorar o atendimento ao público.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Anselmo Tozi o hospital será em Emergência Trauma Nível 1. "O hospital irá duplicar de tamanho, de 7.500 para 15 mil metros quadrados. Será totalmente integrado um prédio a outro com mais 70 leitos de UTI. O hospital será de Emergência Trauma Nível 1, super especializado em todo o Estado".

As próximas transferências devem ocorrer em dois meses e os pacientes do pronto socorro, emergência, centro cirúrgico, UTI e enfermaria serão levados para o Hospital da Polícia Militar (HPM). "Os pacientes serão levados para o HPM para que possa ser finalizada a obra no São Lucas, com heliponrto e mais espaço para atendimentos, bem diferente do atual," informou o secretário.

Fonte: Gazeton line

Nenhum comentário:

Postar um comentário